domingo, 11 de setembro de 2016

180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense


Há 180 anos, no dia 11 de Setembro de 1836, o general farroupilha Antônio de Sousa Netto proclamou a República Rio-Grandense, exatamente um dia após vencer as tropas imperiais do general João da Silva Tavares na lendária Batalha do Seival. O embate aconteceu próximo ao arroio Seival, no campo dos Meneses, na região de Bagé. Apesar da diferença numérica, os farroupilhas impuseram uma importante derrota às forças imperiais.

Curiosamente, o ato de proclamar a república, oficializando a separação da Província de São Pedro do Rio Grande do Império do Brasil, foi interpretado por outros generais farroupilhas como um ato precipitado do Gal. Netto. Embora, de acordo com os historiadores da Revolução Farroupilha, o próprio Netto também era receoso inicialmente sobre a ideia da separação. Foi após a vitória, durante à noite no acampamento, ainda no dia 10 de Setembro, no encontro dos líderes farroupilhas que tinham vencido a batalha do Seival, com influência decisiva de Manoel Lucas de Oliveira e Joaquim Pedro Soares, que  se convenceu Netto a aderir finalmente à causa. No alvorecer do dia 11 de Setembro, com o exército reunido, Netto foi aclamado general-em-chefe e, em seguida, proclamou-se a República Rio-Grandense, em meio a vivas e aplausos.

2 comentários:

Rogério disse...

Qual a fonte?

Joaquim Dias disse...

Eu não havia colocado nenhuma fonte específica, pois este fato e a informação eram dados meio que sobejamente conhecidos para mim, com vários autores já tendo tratado sobre isso. Na minha época de faculdade, por exemplo, já havíamos estudado isso.

Posso, de imediato te mandar o link da Wikipedia, pois o que me ocorre agora: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos#A_proclama%C3%A7%C3%A3o_da_rep%C3%BAblica

Mas posso te garantir que até na Coleção Varela (que é a fonte primária clássica sobre Revolução Farroupilha), tem vários documentos transcritos sobre a Proclamação da República imediatamente após a Batalha do Seival.

Precisando de algo, podemos conversar. Estou à disposição.

Grato pela contribuição e pela visita ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...